domingo, 11 de setembro de 2011

Como adquirir o Zoladex

Como já falei aquim o Zoladex é um medicamento muito caro, mas que pode ser obtido pelo SUS, desde que o paciente se enquadre nas exigêcias.

É preciso ter o Cartão Nacional de Saúde. Saiba mais.

Para obtê-lo, basta solicitá-lo em qualquer posto de saúde, hospitais e clínicas do SUS ou na farmácia popular. É necessária apresentação de documento de identidade com foto, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. O cartão é um direito do cidadão. Com posse do seu cadastro no SUS, você precisará da prescrição do medicamento formulário específico e um laudo (relatório médico) explicando o seu caso para justificar o medicamento.

O Zoladex - ou Gosserrelina (nome científico) - é um dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica são indicados para o tratamento de doenças crônicas e/ou raras, em nível ambulatorial, dispensados em farmácias especializadas. Para solicitá-lo ao SUS é preciso ter o Laudo para Solicitação de Medicamentos (LME) adequadamente preenchido pelo Médico e a Prescrição Médica, de unidades SUS ou particulares, desde que inscritos no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).

Documentação necessária:

  • LME – Laudo de Solicitação de Medicamentos.
  • Prescrição Médica devidamente preenchida (pela denominação comum brasileira).
  • Documentos exigidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do MS.
  • Receita Médica, em 2 vias, com a prescrição do medicamento feita pelo nome genérico do princípio ativo, emitida a menos de 60 dias (validade de 30 dias para medicamentos sob regime especial de controle – PT 344/1998/ANVISA). Clique aqui para ver os medicamentos do CEAF sob regime especial de controle PT 344/1998/ANVISA. Observar que o laudo médico será substituído pelo Laudo de Solicitação que deverá conter a descrição do quadro clínico do paciente, menção expressa do diagnóstico, tendo como referência os critérios de inclusão previstos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT do Ministério da Saúde, nível de gravidade, relato de tratamentos anteriores (medicamentos e período de tratamento), emitido a menos de 60 dias.
  • Exames laboratoriais e de imagem previstos nos critérios de inclusão do PCDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário