quinta-feira, 7 de julho de 2011

Essa história começou em fevereiro

Apesar de ter dito aqui que as dores fortes começaram no final do ano de 2010, a minha história com a descoberta da adenomiose começou em fevereiro de 2011.

Eu usava DIU* de cobre há dois anos (desde 6 de janeiro de 2009). Eu sempre senti bastante cólica e tinha TPM, mas nada que me impedisse de levar a vida normalmente. Com o DIU, as cólicas aumentaram, mas a TPM diminuiu, mas ainda assim, as dores me permitiam fazer de tudo, bastando tomar algum remedinho como Buscopam Composto ou Ponstan.

Comecei a sentir muita dor - eram cólicas que se misturavam com dor nas costas - no início de fevereiro deste ano. Cheguei a pensar que era algum problema na coluna e, agora escrevendo por aqui, lembro que essas dores "nas costas" eu já sentia há alguns meses e estava culpando o colchão. Mas as dores sempre passavam, porém desta vez não tinha remédio que resolvesse.

Esperei a menstruação vir - ela veio em 14/02 - mas as dores permaneceram constantes e mesmo depois do ciclo continuaram. O meu quadro piorou no final do mês, com a ovulação e foi quando procurei um ginecologista, mas o médico que me acompanhou desde o início da minha vida (ele me tirou da barriga da minha mãe, o irmão dele foi meu pediatra e ele meu ginecologista desde os 12 anos de idade) estava fazendo um curso fora do país, e sem previsão de volta. Foi então que procurei atendimento com a cunhada do meu esposo que é ginecologista e obstetra. Literalmente um anjo que caiu em minha vida. Fui nela, a primeira vez, em 28 de fevereiro e ela me passou um batalhão de exames dentre eles ultrassom da mama, parede abdominal, transvaginal, hemograma completo e urina.

Em 2 de março fiz a ultra transvaginal que sugeriu a adenomiose e o médico que fez o exame recomendou que eu fizesse uma ressonância magnética da pelve para confirmar o diagnóstico. Ele também identificou ovários micropolicísticos, mas posteriormente verificamos que as imagens vistas fazem parte da adenomiose.

====

*Glossário:
DIU - Dispositivo intrauterino - método anticoncepcional que impede a fecundação do óvulo e com isso, é bastante eficaz. Veja mais no ABC da Saúde.
TPM - Tensão pré-menstrual - conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem no período pré menstrual. Veja mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário